top of page

PF cumpre mandados judiciais, na Grande São Luís, contra financiadores do 8 de janeiro

Foto do escritor: Maranhando GeralMaranhando Geral

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta segunda-feira (8), em vários estados, mandados contra suspeitos de financiar e fomentar os atos contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília em 8 de janeiro de 2023, (há exatamente um ano).


No Maranhão, são quatro mandados de busca e apreensão sendo cumpridos em São Luís e na Região Metropolitana, contra pessoas que teriam contribuído financeiramente com as depredações em Brasília. Os nomes dos alvos não foram divulgados até a última atualização desta reportagem.


Ao todo, estão sendo cumpridas 47 ordens judiciais: 46 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. Além do Maranhão, os mandados são cumpridos no Distrito Federal , Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins e Santa Catarina.


Desde setembro, quando começou a julgar os casos, a Corte já condenou 30 pessoas acusadas de participação nos atos. A operação Lesa Pátria é tratada pela PF como permanente, e os suspeitos de participação e financiamento são investigados por seis crimes:


  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

  • golpe de Estado;

  • dano qualificado;

  • associação criminosa;

  • incitação ao crime;

  • destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Comments


© 2017 por Maranhando Geral. Orgulhosamente criado com Wix.com

    bottom of page